Sedentarismo é definido como a falta, ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas e é classificado como a doença do século atingindo cada vez mais pessoas do mundo todo. Uma das principais causas são as modernidades que encontramos atualmente, pois o conforto acabou tomando conta das pessoas e cada vez não damos conta disso e mesmo sem saber a população acaba ficando acomodada. O sedentarismo pode ainda acelerar o envelhecimento.
Consequências para a saúde - Uma vida sedentária é caracterizada pela ausência de atividades físicas podendo provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular além de comprometer o funcionamento de vários órgãos posteriormente distinguindo-se um fenômeno associado à hipotrofia de fibras musculares, além de ser a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças, como a Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio. Podendo também ser coadjuvante direta ou indiretamente na causa de morte súbita.
Evitar o sedentarismo - O primeiro passo para se ter uma vida saudável e combater o sedentarismo é consultar um Personal Trainer assim como um Nutricionista e depois disso mudar alguns hábitos de vida, de acordo com a orientação desses profissionais.
Hoje mais de 60% da população não pratica nenhum tipo de atividade/exercícios físicos, sendo que para sair da classificação de sedentarismo, o ser humano precisa gastar 2200 calorias por semana.
Atividade física regular pode melhorar a saúde das seguintes formas:
- Reduz o risco de morrer prematuramente.
- Reduz o risco de morrer de doença cardiovascular.
- Diminui o risco de desenvolver diabetes.
- Reduz o risco de desenvolver pressão alta.
- Ajuda a diminuir a pressão sanguínea.
- Reduz o risco de desenvolver câncer de cólon.
- Diminui os sentimentos de ansiedade e depressão.
- Ajuda a controlar o peso corporal.
- Ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis.
- Ajuda idosos a ficarem mais fortes e mais capazes de mover se cair.
- Promove o bem-estar psicológico.
SAÚDE não é gasto, é INVESTIMENTO!

Nenhum comentário:
Postar um comentário